Pesquisar
Close this search box.

Melhor violão infantil: Saiba como escolher o ideal para cada idade

Saiba como escolher um violão para criança e encontre o melhor violão infantil para a idade do seu filho(a).
Melhor violão infantil

Escolher um violão infantil é uma tarefa bem divertida e a seleção correta vai fazer toda a diferença. Antes de mais nada tenha certeza que a criança tem real vontade de aprender o instrumento, isso vai ajudar muito no processo de aprendizado. Depois, opte pelo instrumento certo, pois este será fundamental para estimulá-lo a continuar aprendendo e melhorando suas habilidades.

Como escolher o melhor violão para uma criança?

Bem, se você chegou até aqui é porque possivelmente não tem certeza de qual violão comprar. Então, deixa que a gente ajuda.

Neste guia sobre o melhor violão infantil, escolhemos a dedo seis instrumentos que consideramos ideais para jovens músicos que estão começando. Vamos ser precisos em relação à qual violão é mais adequado para cada idade

O primeiro contato com um instrumento pode – e deve – ser um momento mágico. E é demais saber que você vai poder proporcionar um sentimento desses para seu filhote.

Agora chegou a sua vez de agir. Além de listar o melhor violão para cada idade, você também vai ler:

Porque o violão é um excelente instrumento para crianças

Ao lado do piano, o violão é o instrumento mais popular para as crianças aprenderem, mas ele tem o benefício adicional de ser menor, mais fácil de transportar e permite o aprendizado de músicas conhecidas mais facilmente. 

Com o violão, uma criança não apenas aprenderá os fundamentos da música, mas também desenvolverá mais destreza manual que pode ser aplicada a outros aspectos da vida.

O violão vai ser uma porta de entrada para o mundo da música e até para outros instrumentos, mais tarde. Vai ajudar a criança a treinar diferentes ritmos e desenvolver a coordenação de tocar e cantar ao mesmo tempo. Esse, inclusive, é um ponto bem interessante do violão: ele é auto suficiente, com ele pode-se tocar uma música sem a ajuda de outros instrumentos.

Tocar violão é uma maneira fantástica de uma criança canalizar sua energia e paixão para algo verdadeiramente criativo – também pode ajudar a aumentar sua autoconfiança. Além disso, tocar qualquer instrumento musical é uma maneira infalível de fazer amigos e aprender habilidades de comunicação, além de muni-la com um hobby que provavelmente levará consigo para sempre.

Qual o tipo de violão mais adequado para crianças

Existem diversos tipos de violão, aqui vão alguns deles:

  • Folk
  • Clássico
  • Jumbo
  • Vazado
  • Travel

Mesmo existindo muitas opções, não precisa ter dúvida, escolha um violão clássico de 6 cordas para uma criança. 

Este tipo é aquele que o formato, provavelmente, vem a sua cabeça quando você pensa em um violão. Tem cordas de nylon e vêm com aquele desenho em volta da “boca” – conhecido como roseta ou mosaico. Estes são violões leves, macios de tocar e com o braço um pouco mais largo, facilitando a empunhadura e os acordes.

Importante: É fácil supor, pelo fato da palavra “clássico” estar no nome do violão, que a criança seja obrigada a tocar apenas músicas pertencentes a esse gênero. Mas este não é o caso; na verdade, você pode tocar praticamente qualquer estilo de música no violão clássico, incluindo pop, country, tangos, bossa nova, rock, blues, jazz e, sim, clássico também.

Qual o tipo de corda ideal para um violão infantil

Os violões podem ser encontrados com cordas de nylon ou aço. Como já demos o spoiler ali em cima, visto que o mais adequado para uma criança é o violão clássico e ele vem com cordas de nylon, então as melhores cordas para um violão infantil são as de nylon.

Uma corda de nylon é mais flexível e sofre menos tensão quando afinada (que uma corda de aço), dando-lhe um ataque mais lento e um som mais suave, enquanto uma corda de aço está sob tensão muito maior, proporcionando um ataque mais rápido e um som mais brilhante. 

A tensão mais baixa das cordas de nylon facilita bastante na hora de pressioná-las para montar os acordes, e assim, são mais indicadas para crianças.

As cordas de aço, além de ficarem mais tensionadas, são mais finas, causando maior desconforto na hora de tocar – pois músicos iniciantes ainda não possuem os famosos calos nos dedos.

Qual o tamanho do violão infantil ideal para cada idade

Quanto mais novas as crianças, menores suas mãos e braços. É por isso que existem diferentes tamanhos de violão no mercado. Para melhor proveito da criança, você deve escolher o violão do tamanho certo para ela.

A medida ideal para se observar quando se compra um violão infantil é o tamanho da escala. A escala é a distância entre o final da mão – a parte que afina o violão – e o cavalete – o item que segura as cordas no corpo do violão – e, portanto, a parte das cordas que vibra quando você as toca (veja a imagem abaixo).

Medir o comprimento total pode parecer o mais lógico para determinar o tamanho certo, mas não é. Na verdade, um violão que é mais curto como um todo não necessariamente tem um braço mais curto, às vezes o instrumento tem apenas um corpo menor.

Uma criança precisa de um violão com braço mais curto, dependendo de sua idade. A melhor e, na verdade, a maneira certa de determinar o tamanho certo de violão para uma criança é, como mencionado acima, a escala. Uma escala mais curta resulta sempre em um braço mais curto.

Assim, por exemplo, um violão de tamanho 1/4 significa que a escala dele mede um quarto de escala de um violão de tamanho normal. 

Existem basicamente 4 tamanhos diferentes de violão para crianças.

Ao escolher um violão para crianças, há dois aspectos a serem considerados: idade e altura. A imagem abaixo irá ajudá-lo a escolher facilmente o tamanho de violão adequado para uma criança:

Importante: Se a criança para a qual você estiver comprando o instrumento estiver com a idade próxima ao tamanho seguinte, pegue o violão do tamanho a seguir.

O que fazer quando as crianças superam a idade adequada para o tamanho do violão?

Se você adquiriu um violão de ¾, por exemplo, e seu filho passou dos 12 anos, não é realmente necessário obter imediatamente o próximo tamanho de violão. Um violão um pouco menor não é um grande problema, desde que a criança se sinta confortável com ele. O melhor exemplo são os ukuleles – eles são bem pequenos, mas os adultos tocam sem nenhuma dificuldade.

Quais marcas fabricam os melhores violões infantis

Boas marcas de violão garantem que o instrumento foi construído com materiais de qualidade, excelente acabamento e que tenham durabilidade.

Visto que às vezes a compra de um violão, mesmo de uma marca conhecida, pode ser uma loteria, é ideal comprar instrumentos de fabricantes que tenham consistência.

Para nossa seleção prezamos pela excelência e, mesmo assim, conseguimos encontrar violões bons e baratos das marcas Giannini, Tagima e PHX.

Quanto devo gastar para adquirir o melhor violão infantil

Você não precisa comprar um violão que custe muito dinheiro. Visto que se trata de um violão infantil para alguém que está começando sua jornada musical agora. Só não abra mão da qualidade. 

Existem muitos bons fabricantes no mercado – e foram eles que entraram na nossa lista – que produzem violões de alta qualidade para crianças, dentro de uma faixa de preço que cabe nos mais apertados orçamentos. 

Importante: NÃO caia na tentação de comprar uma daquelas opções muito baratas – sem marca – ou as que parecem instrumentos de brinquedo, pois o resultado vai ser decepcionante.

Agora que você já tem todos os insumos para a escolha do melhor violão infantil, vamos ao que interessa.

A lista do melhor violão infantil por idade

Violão Infantil Giannini ¼ NR-BK (2 a 5 anos)

A Giannini é uma marca de instrumentos nacional muito tradicional. Ela foi fundada em 1900, além de violões ela fabrica guitarras, baixos e a craviola – usada por nomes de peso como Jimmy Page, do Led Zeppelin.

Este é um violão da série NR, feita com carinho para quem está iniciando na música. Ele tem o formato do corpo clássico – feito em madeira basswood – e as cordas são de nylon. Exatamente o que uma criança precisa.

Esse violão infantil é fabricado na China, o que ajuda o instrumento a ter um preço acessível, e segue à risca o padrão de qualidade Giannini. Ele vem de fábrica com um encordoamento com “tensão média”, para oferecer melhor tocabilidade e ser mais seguro para crianças. Apesar dessa tensão diferenciada, ele pode ser afinado no mesmo padrão de um violão clássico normal (4/4), isto é, afinação (da corda mais grossa para a mais fina):  6E – 5A – 4D – 3G – 2B – 1E. Falaremos do tema afinação mais adiante…

Ponderando preço e qualidade (você consegue adquirir um desses por menos de R$ 350), o Giannini NR-BK é o melhor violão infantil para crianças de até 5 anos. 

Em tempo: Ele é oferecido na cor natural, também.

Violão Tagima Kids V2 ½ (5 a 8 anos)

A Tagima é uma marca nacional que vem ganhando espaço não só no Brasil, mas é cada vez mais reconhecida no mercado americano, principalmente por causa de suas guitarras.

Sua linha de produção e desenvolvimento é cuidada de perto pelo consagrado luthier Márcio Zaganin. Assim sendo, os instrumentos Tagima trazem aquele componente importante que citamos acima: consistência.

Essa linha da Tagima é sensacional, pois traz um twist ao formato folk ou dreadnaught – que normalmente vem com cordas de aço. Nessa versão para crianças, a marca colocou cordas de nylon para garantir a confortabilidade ao tocar. Isso fez a gente abrir uma exceção e colocar um violão para essa faixa etária sem ser no formato clássico.

O visual do violão é mais “arrojado”, o que vai ajudar sua filha(o) a se sentir um(a) verdadeira(o) rock star. 

O Tagima Kids V2 é o melhor violão infantil para crianças de até 8 anos. Você encontra um desses no mercado por algo em torno de R$500.

Violão Infantil PHX ½ (5 a 8 anos)

Para sair um pouco do visual mais tradicional, adicionamos para essa faixa etária uma opção de violão infantil mais arrojado, com cara de violão infantil, de fato.

A PHX é uma marca de instrumentos que licencia marcas como Disney e Marvel e traz em seus violões estampas dos heróis e princesas dessas franquias. Ela está no mercado desde 1984 produzindo, além de violões, guitarras, baixos, ukuleles e instrumentos de percussão. É conhecida pela qualidade e excelência de seus produtos.

Apesar das pinturas não convencionais, o formato do corpo desse violão é clássico e as cordas são de nylon, trazendo leveza e conforto para crianças. Para adquirir um desses, você desembolsa uns R$ 430.

Violão Infantil Giannini N6 ¾ (8 a 12 anos)

A Giannini preza pela melhoria contínua dos seus processos e produtos e emplacou mais um violão infantil na nossa lista, dessa vez o Giannini N6 para crianças de 8 a 12 anos.

A série N6 tem como público-alvo crianças que estão iniciando a jornada de aprendizado musical. Ele tem o formato do corpo clássico com acabamento em verniz brilhante – feito em madeira basswood – e as cordas são de nylon.

Diferente do NR (para crianças de 2 a 5 anos), o N6 tem a tensão pesada. Apesar da classificação da tensão assustar à primeira vista, a tocabilidade desse instrumento é sensacional. Como o violão tem a escala mais comprida que a do seu primo para crianças menores e as crianças dessa idade já tem mais força na mão, não tem problema algum a tensão ser um pouco mais forte.

Novamente o que chamou a nossa atenção pra esse instrumento foi a relação custo-benefício. Nesse range de preço (por volta de R$ 380) o Giannini N6 é o melhor violão infantil para crianças de até 12 anos.

Violão Giannini N-14 4/4 (12 anos em diante)

Para crianças a partir de 12 anos, o tamanho do violão já é o tamanho 4/4, o mesmo que adultos usam. Esse é um violão que pode acompanhar seu filho pela vida toda.

Novamente, em se falando em violão de formato clássico e preço, a Giannini rouba a cena com o N-14 para a faixa etária de 12 anos em diante.

A N-14 é uma linha de entrada da Giannini, cujo foco é atender à necessidade de aspirantes a músicos, mas apesar de ter sido construído como um violão para iniciantes, ele é um bom quebra-galho para músicos mais experientes, também.

Assim como a linha N6, ele tem a tensão pesada. Reforçando o que dissemos acima sobre esse tipo de tensão, apesar do nome não ser convidativo à primeira vista, a tocabilidade desse instrumento é excelente. A escala desse violão é completa, pensada para atender adolescentes e adultos que já têm força o bastante para encarar esse tipo de tensão.

Mais uma vez o nome do jogo aqui é custo-benefício. Não é à toa que este é o violão mais vendido do Brasil, ele une qualidade e preço. Nessa faixa de preço – e para essa faixa etária – ele é o melhor violão infantil que tem.

Violão Di Giorgio Talent 2 4/4 (12 anos em diante)

Como a partir dessa faixa etária o instrumento pode – e deve – acompanhar o músico iniciante para o resto da vida. Trouxemos mais uma opção, só que dessa vez sem pensar muito na questão preço.

Esse é um instrumento Di Giorgio, uma das marcas brasileiras mais aclamadas do mundo, pois teve como um de seus embaixadores o gênio João Gilberto. Sua fundação remonta a 1908, quando o imigrante italiano Romeo Di Giorgio a iniciou em São Paulo.

Esse é um violão de formato clássico e cordas de nylon, mas traz elementos a mais. Ele é um violão eletroacústico, que pode ser plugado a um amplificador para apresentações ao vivo – e tem um cutaway – uma reentrância na parte inferior do corpo que permite alcançar as casas mais distantes do braço.

Não é um violão barato, mas vale cada centavo do investimento. O preço para comprar um desses está na casa dos R$2.300.

Como afinar um violão infantil

Agora que você já tem todos os insumos para escolher o melhor violão infantil, chegou a hora de aprender a afiná-lo.

Mas afinal, existe diferença entre afinar um violão para crianças e um violão tamanho completo?

A resposta é não. A afinação de ambos é a mesma.

Saber afinar um violão é uma habilidade fundamental e que deve ser desenvolvida o quanto antes. Um violão desafinado pode arruinar uma música – desde acordes iniciantes no quarto até os solos mais elaborados do mundo.

A física por trás da afinação de todos os tipos de violão funcionada da seguinte forma:

Para manter a tensão, as cordas do violão são presas ao instrumento em dois lugares. Em um violão de corda de nylon, uma extremidade da corda é amarrada no cavalete (que fica no corpo do violão). A outra extremidade é enrolada nas tarraxas de afinação (na mão da viola). 

Independentemente do tipo de corda do violão, as tarraxas são usadas para controlar a tensão das cordas. Apertar uma corda significa deixar sua nota mais aguda. Afrouxar uma corda significa deixar sua nota mais grave.. Isso ocorre porque o som é essencialmente uma onda transmitida pelo ar até nossos ouvidos. Uma corda mais apertada vibra mais rápido, criando ondas mais próximas (ou mais frequentes) e, portanto, mais agudas e o contrário ocorre com uma corda menos apertada.

O diâmetro da corda também interfere na vibração dela. Quanto mais espessa menos ela vibra e mais grave é o som. O contrário ocorre com as cordas mais finas.

A combinação entre o ajuste da tensão de cada corda e sua espessura que vai fazer se chegar à afinação correta.

A afinação de um violão infantil, assim como a de um violão “normal”, da corda mais grossa à mais fina, deve emitir as notas E-A-D-G-B-E (Mi-Lá-Ré-Sol-Si-Mi).

Para auxiliar na afinação, pode-se usar um acessório de violão muito útil que é o afinador portátil. Ele vai mostrando a nota de cada corda e se é necessário apertá-la ou afrouxa-lá. Ou pode-se treinar a afinação de ouvido, mas essa exige um pouquinho mais de tempo e dedicação para se lapidar.

Perguntas frequentes sobre o violão infantil

Como escolher um violão infantil?

Para se escolher um violão infantil deve-se levar em consideração a idade da criança, pois existem diferentes tamanhos para cada faixa etária. Crianças de 2 a 5 anos devem usar o violão ¼ (um quarto do tamanho padrão), crianças de 5 a 8 anos devem usar o violão ½ (metade do tamanho padrão), crianças de 8 a 12 anos devem usar o violão ¾ (três quartos do tamanho padrão) e crianças de 12 anos em diante devem usar o violão padrão ou 4/4.

Como afinar um violão infantil?

Um violão infantil é afinado como um violão padrão. A afinação de um violão infantil, assim como a de um violão “normal”, da corda mais grossa à mais fina, deve emitir as notas E-A-D-G-B-E (Mi-Lá-Ré-Sol-Si-Mi). Pode-se usar afinadores portáteis para se chegar às notas corretas ou afinar de ouvido.

Em tempo: Caso não tenha intimidade com o nome das cordas do violão, dá uma olhada no nosso artigo sobre o tema.

Qual o tamanho do violão Infantil?

O violão infantil pode ser encontrado em 4 tamanhos diferentes. Crianças de 2 a 5 anos devem usar o violão ¼ (um quarto do tamanho padrão), crianças de 5 a 8 anos devem usar o violão ½ (metade do tamanho padrão), crianças de 8 a 12 anos devem usar o violão ¾ (três quartos do tamanho padrão) e crianças de 12 anos em diante devem usar o violão padrão ou 4/4.

Qual o melhor violão Infantil?

Para se encontrar o melhor violão infantil deve-se levar em conta a idade da criança para a escolha do tamanho adequado. A marca do instrumento é fundamental para que se tenha um instrumento de alta qualidade. E por último, mas não menos importante, deve-se levar em consideração o orçamento, escolhendo o melhor violão dentro daquela faixa de investimento. A nossa escolha para os melhores violões para criança são das marcas: Giannini, Tagima, PHX e Di Giorgio.

Violão infantil pode ser usado até que idade?

O violão infantil deve ser usado até os 12 anos, sendo o tamanho do instrumento ¾ do violão padrão. Após essa idade já é aconselhado o uso do violão de tamanho completo, também conhecido como 4/4.

Posts relacionados

Deixe um comentário